Credos e Confissões – Por que valorizar a tradição cristã?

O vídeo abaixo é o trecho final de uma mensagem sobre a importância do Credo Apostólico e da tradição cristã bíblica-histórica em geral.  Defendi com base no segundo capítulo de 2 Tessalonicenses que o usa da tradição tem dois aspectos teológicos: intelectual e prático. Paulo orientou os irmãos da igreja em Tessalônica a se apegarem as tradições, oral ou escrita, para se protegerem de falsos ensinos e falsa conduta de vida.

Para finalizar a mensagem citei uma das minhas frases preferidas (talvez a preferida). Ela foi escrita por Jaroslav Pelikan em seus livro “The Vidication of Tradition”:

“A tradição é a fé viva dos mortos. O tradicionalismo é a fé morta dos vivos”

A explicação da frase e as aplicações práticas sobre o uso de credos e confissões tradicionais para a vida do cristão e da igreja estão no vídeo. Em 8 minutos quero incentivar você a valorizar mais a tradição e a história da igreja.

É importante lembrar que estou falando de tradições bíblicas e que nunca terão maior valor ou superioridade autoritária sobre a Escritura. Em resumo essas foram minha aplicações:

  1. Não tenha medo de dizer usar a tradição. O progressismo é a moda do nosso tempo, mas o cristão é um conservador. Nós conservamos um tradição, padrões e doutrinas milenares.
  2. Os credo e as confissões servem como fronteiras intelectuais de segurança e padrão de julgamento para todas as esferas da nossa vida.
  3. O credo e as confissões servem como padrão para conduta de vida.
  4. O credo e as confissões devem ser usados para glorificar a Deus

Pedro Pamplona

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s