O Pecado de Estar Sempre Atrasado

Pontualidade é uma qualidade exaltada nos nossos dias no Brasil quando, na verdade, não passa daquele tipo de prática para a qual deveríamos dizer “não fiz nada mais do que minha obrigação”. O normal vira extraordinário na escassez. Uma rápida análise poderia ser feita em nossas igrejas. Se contássemos o número de pessoas ao término do culto veríamos que ele é maior (muitas vezes bem maior) do que o número de pessoas que lá estavam na hora marcada de início. E sobre reuniões de liderança ou ensaios do louvor… qual foi a última vez que todos chegaram antes da hora marcada para o inicio? Quantos irmãos você conhece que estão sempre atrasados? Esse é um pecado espalhado por todos os lugares.

Meu objetivo nesse texto é mostrar a gravidade do pecado de estar sempre atrasado. Talvez você mantenha esse péssimo hábito por nunca ter parado para pensar biblicamente nele. Nossa cultura normalizou o atraso e em alguns casos até o “glamourizou” (as noivas nos casamentos por exemplo), mas esse não deve ser o nosso padrão como crentes. E não só isso, esse não deveria ser nosso padrão como boas pessoas e bons cidadãos. Dito isso, preciso deixar um detalhe importante esclarecido: estou me referindo nesse texto ao hábito do atraso, ou seja, do estar sempre ou muitas vezes atrasado. Não estou aqui defendendo um legalismo ou perfeccionismo do tipo que condena os imprevistos. Meu ponto é: você está sempre atrasado? Acabe com esse hábito! O motivo? Ele não condiz com nosso chamado cristão a santidade e ao amor.

O atraso é uma mentira

A Bíblia nos exorta a deixar a mentira (Ef 4.25). Isso significa deixar o atraso. Não estar no local marcado na hora marcada é uma mentira. Quando firmo um compromisso dizendo “estarei lá às 14h” e não chego nesse horário tudo o que eu fiz foi mentir. Quando eu decido atender a algum evento (um culto por exemplo) estou enviando uma mensagem de que estarei lá na hora marcada para iniciar. Seu eu não estou então estou mentindo. Ao entrar na membresia de uma igreja local estou firmando um compromisso, entre outros, de participar regularmente dos cultos. Isso significa participar de todo o culto, ou seja, ser pontual. Se não faço sou um membro mentiroso. O pai da mentira (Jo 8.44) se agrada do atraso, o Pai de Jesus não.

O atraso é marca da preguiça

Estar sempre atrasado é marca de um preguiçoso e ser preguiçoso não é marca de um cristão. Poderíamos retirar do livro de Provérbios um tratado cristão sobre o pecado da preguiça. Há uma ótima ilustração no capítulo 6: a vida das formigas. O preguiçoso é aconselhado a observá-las e aprender com elas (6.6) por dois motivos: as formigas não possuem chefes ou supervisores (6.7) e mesmo assim fazem o que é preciso no seu devido tempo (6.8). O exemplo de diligência, portanto, é um modelo de quem não só faz o que deve ser feito, mas faz no tempo que deve ser feito. O preguiçoso não tem planejamento e não faz as coisas na hora que precisa fazer (20.4). Estar sempre atrasado é marca de uma vida atolada no pecado da preguiça.

O atraso é má reputação

Tenho certeza que você conhece pelo menos uma pessoa que está sempre atrasada. Tenho a mesma certeza que você não enxerga esse fator como um fator de boa reputação. Ser conhecido como aquele que sempre chega atrasado não é bom. E isso deveria incomodar profundamente a sua mente cristã. Mais uma vez Provérbios nos dá uma lição: “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro” (22.1). Segundo a Escritura boa reputação é requisito do homem e da mulher de Deus (At 6.3; 1 Tm 3.7). Ser conhecido como aquele que não honra compromissos, não se importa com horários e não tem palavra não condiz com o testemunho cristão.

O atraso é falta de amor

Quero resumir esse ponto falando de amor. Aquele que está sempre atrasado não leva em consideração o princípio cristão de respeitar, valorizar, servir e honrar o próximo. Em outras palavras, o atraso é uma demonstração de falta de amor. Meu compromisso envolve outras pessoas, o tempo dessas pessoas, os recursos dessas pessoas e outras atividades dessas pessoas. Quando não me importo com essas coisas estou dizendo que não amo como deveria amar (Mt 22.39; Gl 5.14). Somos chamados a sermos imitadores de Cristo em sua humildade e isso está diretamente relacionado a considerar o outro superior a nós mesmo (Fp 2.3) e cuidarmos dos interesses do outro (Fp 2.4). Quando estou sempre atrasado estou dizendo que sou superior ao ponto do outro sempre ter que me esperar enquanto também digo que não me importo com os seus outros compromissos e interesses. John Piper comenta:

“O amor não faz mal ao próximo” (Rm 13.10) e se o atraso está prejudicando o grupo, de alguma forma tornando seu trabalho mais difícil, então você não está agindo em amor – e então se torna uma questão moral… Assim, em casos de atraso, eles podem se tornar uma séria questão de pecado se pessoas estão sendo seriamente prejudicadas por seu atraso.¹

O atraso é um roubo

Quando algo depende de você cada minuto do seu atraso é um minuto roubado de outras pessoas. Numa realidade em que o tempo é escasso esse é um grande roubo. Quantas coisas edificantes e produtivas alguém poderia fazer no tempo em que esteve esperando por você? Isso deveria fazer parte do seu pensamento. Eu ainda poderia muito bem dizer que estar atrasado rouba recursos dos outros. Você já deve ter presenciado alguma situação onde o atraso gerou algum tipo de prejuízo financeiro. Pensar no atraso como quebra do sétimo mandamento (Ex 20.15) pode ser uma boa forma de chamar a atenção do seu coração para esse erro.

O atraso envia uma mensagem

Em resumo, o atraso envia uma mensagem desagradável. Junte todos os pontos anteriores e você enxergará escrito na testa de um atrasado habitual: EU NÃO ME IMPORTO. Estar sempre atrasado para algo é dizer para todos que aquele algo não é importante para você. O que dizer de cristãos que estão sempre atrasados para as reuniões congregacionais? É inconcebível. Como um cristão não considera o culto a Deus importante? Esse tipo de atrasado habitual vive numa contradição moral e espiritual. Essa pode ser a mensagem que você está passando para sua família, trabalho, amigos, etc. Cristo veio no tempo certo e voltará no tempo certo porque se importa demais com sua igreja.

Dicas para não atrasar

O site wikihow fez uma lista com três métodos para acabar com o seu hábito de atraso. O primeiro deles é aprender a sair de casa rápido. O segundo é estabelecer hábitos melhores e o terceiro  é uma mudança de atitude em relação a pontualidade. Em cada método o site mostra alguns passos práticos para evitar o atraso. As dicas são muito boas e você deveria realmente tomar a decisão de segui-las. Acesse: Como ser pontual.

Um conclusão pessoal

Eu sou um líder de ministério de jovens. Grande parte do meu trabalho é organizar e participar de cultos, aulas, treinamentos e reuniões. Imagine o quão desanimador é ter que sempre lidar com o hábito do atraso… cultos vazios no começo, reuniões que nunca começam na hora, todo o tempo perdido e aquele mensagem repetida vindo a sua mente: ELES NÃO SE IMPORTAM. O atraso tem o poder de ferir. Essa é uma realidade desanimadora que muitos pastores enfrentam.  Quando me pego nessa situação sou levado a pensar que logo eu poderei estar fazendo o mesmo com outras pessoas. Você também já deve ter sofrido com atrasos não é? Que tal usarmos aquele bom e velho princípio de convivência do “fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem conosco”?

Se você está sofrendo com os atrasos pense naqueles que estão chegando na hora. Eles estão dizendo: EU ME IMPORTO. Isso é reconfortante. Se você está sempre atrasado, pense no mal que você pode estar fazendo a alguém. Acima de tudo, pense no pecado que você está cultivando dentro de você. Estar sempre atrasado é uma mentira preguiçosa que demonstra falta de amor ao roubar pessoas e gera uma péssima reputação enquanto envia uma mensagem terrível. Esse com certeza não é um hábito que glorifica a Deus. Sejamos mais santos e amorosos ao cuidar do nosso tempo e do tempo dos outros!

Pedro Pamplona

¹Is Tardiness and Punctuality a Christian Witness Issue?

Deixe um comentário

