5 Razões Porque Adolescentes Precisam de Teologia

O mundo pode ser realmente confuso para os adolescentes. Estamos nos aproximando de um cenário de mudança moral, onde os desafios mais urgentes e críticas mais altas da cultura estão sempre mudando e perpetuamente em conflito. Vemos escândalos e comentários, Trump e o terrorismo, nova ética sexual e tensões raciais duras, e nós queremos saber: como vamos pensar sobre tudo isso?

A sociedade secular joga suas próprias respostas em nosso caminho, mas elas nunca são compatíveis com uma cosmovisão cristã. Eu vejo uma ferramenta melhor para atender às questões dos adolescentes seguidores de Jesus como eu: teologia.

Por que teologia para adolescentes?

Tenho certeza que você sabe o que a teologia é. Mas às vezes as pessoas têm essas concepções variadas e experimentais do significados de um palavra que obscurece sua definição simples. Eu quero que você saiba que eu estou falando sobre a definição mais clara da teologia que existe: o estudo de Deus.

Como uma adolescentes seguidora de Jesus, eu acredito que estudar o caráter de Deus é o que os adolescentes precisam, a fim de enfrentarem nosso mundo terrivelmente complicado. É o que nos dará esperança duradoura para enfrentar o nosso futuro com um firme compromisso com a verdade de Deus.

Deixe-me explicar como a teologia responde às nossas maiores questões e satisfaz as nossas maiores necessidades. Claro, isso é apenas um breve começo, mas nos permite começar.

Estudar a justiça de Deus nos equipa para fazer o que é certo.

Na Palavra de Deus, descobrimos que Deus odeia o mal (Zech. 8: 16-17) e ama a verdade. Ele se preocupa com os oprimidos e marginalizados e valoriza toda a vida.

Conhecer esse caráter de Deus dá aos adolescentes o direcionamento para se preocuparem com a justiça também. Ele nos impulsiona a levantar-se pelos oprimidos e sem voz e falar contra a injustiça que vemos. Ele nos mostra a importância de se submeter as autoridades dadas por Deus – nossos pais, pastores, professores e o governo. E isso alimenta a nossa obediência à Palavra de Deus como o padrão último da justiça.

Estudar o amor de Deus nos dá fundamento para todos os nossos relacionamentos.

Deus ama o seu povo incondicionalmente (Ne 1:. 5; João 16:27). Ele não mostra favoritismo e seu amor nunca é egoísta. Também não pode ser parado ou esgotado, pois é não meritório e imerecido.

Conhecer esse caráter de Deus compele adolescentes a amar os outros por causa do amor de Deus por nós. Ele nos compele a amar aqueles que são mais difíceis de amar (em todo o caminho, desde o ISIS até os valentões na escola) enquanto continuamos odiando nosso próprio pecado. Ele nos obriga a lutar contra o racismo, o sexismo e qualquer outro ismo que mina o valor inerente de cada ser humano. Ele nos obriga a abraçar a compaixão e misericórdia.

Estudar a santidade de Deus revela quem somos e qual o nosso propósito.

Uma vez que ele é supremamente perfeito e totalmente definido para além de nós (2 Sm. 22:31), Deus odeia o pecado (Amós 6: 8). Compreender a beleza da sua santidade ajuda os adolescentes a entender o nosso próprio pecado e a necessidade de persistentemente guerrear contra ele. Isso nos dá uma perspectiva mais bíblica e realista do mundo. Leva-nos a arrepender-se do pecado em nossas próprias vidas e buscar a uma prestação de contas com os mais velhos e mais sábios. Isso demonstra para nós como perseguir ativamente a santidade – nas mídia sociais, na escola, no trabalho, com os pais, amigos e em todas as esferas da vida.

Estudar a soberania de Deus nos dá respostas em meio a confusão cultural.

Deus não é caótico, caprichoso, ou imprevisível; ele está no controle perfeito do universo (Atos 2:23). Conhecer esse atributo de Deus guarda adolescentes do crescimento desanimado no mundo. Quando a política parece sem esperança, terroristas atacam ou tiramos uma nota injusta, os adolescentes podem se contentar em nossas circunstâncias porque Deus reina. Quando perguntamos “Por que isso está acontecendo comigo?” Ou “Será que Deus sequer se preocupam com a minha vida?” Sua soberania é a nossa resposta. C. S. Lewis explicou bem este ponto:

“Eu sei agora, Senhor, porque você não profere nenhuma resposta. Tu mesmo é a resposta. Diante do teu rosto perguntas desaparecem. Que outra resposta seria suficiente?”

Estudar a bondade de Deus nos dá conforto em nossa dor.

Deus não é mesquinho. Ele não é um estraga prazeres brincando com nossas vidas como um jogo de tabuleiro cruel (Marcos 10:18). Ele é completamente bom, infalivelmente amável e sempre fazendo o que é certo e melhor para nós.

Conhecer esse caráter de Deus dá aos adolescentes uma base sólida de fé em meio ao sofrimento. Os adolescentes podem ter paz sobre nossos futuros desconhecidos. Podemos ter certeza da nossa salvação e combater as pressões da dúvida. Podemos confiar em Deus nas dificuldades cotidianas, problemas e fracassos da vida com a certeza inabalável de sua bondade.

Ensina-nos o que precisamos.

Eu tenho 18 anos. Estudei e fui ensinada teologia toda a minha vida. Ela me deu muitas coisas: um relacionamento mais rico com Deus; uma relação mais forte e mais submissa com os meus pais; uma relação mais exigente com os meus amigos; uma abordagem mais edificante aos meios de comunicação social; um desejo zeloso fazer o meu melhor na escola; uma cosmovisão bíblica; uma visão maior para o meu futuro; e uma paixão maior para seguir a Deus independente de qualquer coisa.

Eu quero essa vida para cada adolescente, e eu acho que você também. Assim, pais, pastores, líderes de jovens, membros da igreja, por favor, nos ensinem teologia. Mais do que tudo, precisamos conhecer a Deus. Ele é a resposta para nossas perguntas, a solução para os nossos problemas e o único digno de nossa adoração e confiança.

Nós precisamos dele, o que significa que precisamos ser ensinados sobre ele. O que significa que precisamos de teologia.

Jaquelle Crowe

Post Original: 5 Reasons Why Teenagers Need Theology

Tradução: Pedro Pamplona

Anúncios

2 Comments

Add yours →

  1. Pedro.. Bom dia.
    Sou viuva e tenho dois filhos 20 e 15 anos. Quero muito ensinar meus filhos.. Queria um estudo de teologia para passar p eles.. Mas nao sei por onde começar.. Vc pode me ajudar??
    Muito obrigada e que Deus o abencoe.. Att.. Sandra

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s