Quanto Tempo Devo Pregar?

Eu encontro muitos pastores, especialmente os mais novos, lutando regularmente com esta pergunta. A pressão para responder pode ser auto-imposta, ou forçada por aqueles em suas igrejas que reclamam que seus sermões são muito longos. O problema é que parece não haver uma resposta certa.

A resposta a esta pergunta depende em grande parte do tipo de pastor que você é, a sua qualidade como pregador e o tipo de congregação que você serve. À luz disto, aqui estão 3 princípios que podem ajudá-lo a responder essa pergunta em seu contexto particular.

Um pastor deve determinar a duração de um sermão…

1) Baseado onde as pessoas estão, não onde você acha que elas deveriam estar

Devemos sempre desafiar nosso povo a crescer. No entanto, eu ouvi falar de muitos pastores pregando sermões com uma duração que eles sabem estar “sobrecarregando” a maioria de sua congregação. A razão… para pressionar seu povo para ser capaz de ouvir a Palavra de Deus pela a quantidade de tempo que o pastor pensa que eles devem ser capazes de ouvir.

Instigue sua congregação para crescer, mas não à custa de exasperá-los, tentando torná-los algo que eles não são.

Deus deve fazer esse trabalho. Pregue fielmente, mas encontre-os onde estão. Deixe Deus amadurecê-los a esse lugar enquanto sua pregação os faz desejar por mais dele.

2) Baseado em quão bom e maduro pregador você é

Temo que muitos de nós que amamos os puritanos lemos que eles pregaram sermões de 1 a 2 horas e pensemos: “Ei, eu quero ser como os puritanos”. O problema é que muitos homens que querem pregar uma hora não são bons o suficiente ou maduros o suficiente para pregar uma hora … ainda. Percebo que estamos entrando em águas subjetivas. O ponto aqui é a necessidade de avaliar honestamente o quão bom e maduro você é como um pregador.

Se você estiver nos seus primeiros anos pastoreando uma igreja, seus sermões provavelmente devem ser mais curtos, mais sucintos e mais simples do que você provavelmente pensa ou deseja.

Se você não é capaz de avaliar honestamente os seus dons de pregação e permitir que outros falem em sua vida para avaliá-lo com você, acredito que você terá dificuldade para determinar qual a duração de seus sermões deve ser a mais útil para a sua congregação.

3) Para deixar seu povo desejando mais, não menos

Todo pregador esteve lá. Podemos sentir que estamos perdendo nosso povo e ainda temos 10 minutos no sermão. Queremos ter certeza de que damos tempo suficiente para a pregação da Palavra de Deus, mas este princípio de deixá-los desejando por um pouco mais, é uma boa meta para seguir. Eu prefiro deixar o meu povo num lugar onde eles queriam apenas um pouco mais, do que exaspera-los com muito.

Não subestime o desânimo que vem de alguém que honestamente deseja um bom copo grande de água e, em vez disso, tem a mangueira de incêndio presa pela garganta.

Lembre-se, estes são apenas princípios. Basta levá-los e aplicá-los em seu contexto com o seu nível de experiência de pregação. Por fim, lembre-se que você é o pastor dessas pessoas a quem você está pregando. Pense como um pastor enquanto você determina a duração de seus sermões. Incentive-os a crescer. Nutra-os onde estão agora. Então, confie que Deus usará sua Palavra e seus esforços para encontrar o equilíbrio que todo pastor deve buscar.

Brian Croft

_________________________________________________________________

Original no blog Practical Shepherding: How Long Should I Preach?

Traduzido por Pedro pamplona

Anúncios

One Comment

Add yours →

  1. Muito bom! Entendi agora.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s